É o seguinte, muitos ja devem ter visto este tutorial na seção de dicas e truques, mas como ele é interessante ao nosso conteúdo. Estou repassando ele, eu fiz algumas edições e reformatei, espero que seja útil a todos. Obs.: Esta aula é aplicável à RGSS2
Galera no rgss/rgss2, as operações podem ser feitas de várias formas, tentarei colocar as principais.
Considere, a, b, n, i e outras letras, variáveis quaisquer.
Operações Básicas
Soma1)modo simples
a + b (use no meio de argumentos ou comandos)
2)modo de ingualdade
n = a + b (iguala n a soma dos números a com b)
3)modo simplificado
n += a (soma a variável n o valor d a)
Usarei os modos com números a partir d agora
Subtração
1) a - b
2) n = a - b
3) n -= a
Multiplicação
1) a * b
2) n = a * b
3) n *= a
Divisão
1) a / b
2) n = a / b
3) n /= a
Resto
Use para saber o resto de uma divisão de a por b
1) a % b
2) n = a % b
2) n %= a
Operações Avançadas
Potência
1) Math.ldexp(x, exp-1)
2) n = Math.ldexp(x, exp-1)
x é o número a ser elevado (base)
exp-1 é o expoente, coloquei -1 pq você tem que colocar um número a menos do que a potência desejada, por exemplo 2³, se usar Math.ldexp(2, 3) dá 16, pra dar 8, use Math.ldexp(2, 3)
Raiz
1) Math.sqrt(x)
2) n = Math.sqrt(x)
eu só sei fazer raiz quadrada, pra fazer outras raízes use Math.ldexp(x, (1/exp-1)) ou seja use o comando da potencia mas ao invés de colocar o exp-1, use 1/(exp-1)
Logarítmo
Log de base 10
Math.log10(x)
Log de base e
Math.log(x)
Funções Trigonométricas
Aqui x é um ângulo em rad!
Seno
Math.sin(x)
Cosseno
Math.cos(x)
Tangente
Math.tan(x)
Cotangente
Math.erf(x)
Arc-Seno
Math.asin(x)
Arc-Cosseno
Math.acos(x)
Arc-Tangente
Math.atan(x)
Sabe outas funções? É só postar.
Hipotenusa
Math.hypot(x, y)
x e y são catetos
Constantes e Vazio
Pi
Math::PI
e
Math::E
Vazio
nil
Operações Complementares
Módulo
use o código
n = var (coloque em var a sua variável)
if n < 0
n *= (-1)
end
ou seja se n for menor que 0, n fica positivo
Porcentagem
use n = var * por/100
ou seja, iguale n a variável (var) que você quer pegar uma porcentagem, "por" é a porcentagem que vc quer, use 100.0 para adicionar casas após a vírgula ao invéz de 100, lembrando que * vai pegar a porcentagem e / adiciona a porcentagem no número
Número Randomico
padrão: rand(n), com isso vc recebe um número qualquer entre 0 e n-1,
complemento:
n = a - b
m = rand(n)
o = a + m
Com isso "o" será igual a um valor randômico entre a e b!!!